A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) divulgou nesta sexta-feira (16) o Boletim Epidemiológico da dengue em Balneário Gaivota, confirmando o primeiro óbito pela doença no município. Ao todo, foram registradas 73 notificações, das quais 19 são casos autóctones (contraídos dentro da cidade), 6 alóctones (importados) e 4 indeterminados. Outros 35 casos foram descartados e 8 ainda aguardam resultado.
Com o aumento de casos na região, a Secretaria de Saúde orienta a população a usar repelente regularmente e reforçar os cuidados diários contra o mosquito Aedes aegypti. Agentes de endemias intensificaram as ações em áreas com focos do inseto, com orientações e distribuição de materiais informativos.
Entre as principais medidas de prevenção estão: eliminar água parada em recipientes como pneus, garrafas, vasos e calhas; utilizar roupas compridas, telas em portas e janelas, além de mosquiteiros. A população também é incentivada a dedicar 10 minutos diários para inspecionar o quintal e eliminar possíveis criadouros.